FA Cup 1883-1884
A Football Association Challenge Cup de 1883-84 foi a 13ª edição da FA Cup , o torneio de futebol mais antigo da Inglaterra . Cem equipes entraram, dezesseis a mais do que na temporada anterior, embora três das cem nunca tenham disputado uma partida.
PRIMEIRA FASE
Na primeira fase, Derby Midland, Preston North End, Sheffield Wednesday e Swifts avançaram diretamente a segunda fase através de um bye.
As demais equipes disputaram a primeira fase, e os resultados estão ilustrados nos quadros abaixo.
SEGUNDA FASE
Na segunda fase, Brentwood, Eagley, Padiham e Upton Park avançaram diretamente a terceira fase através de um bye.
As demais equipes disputaram esta fase, e os resultados estão ilustrados nos quadros abaixo:
TERCEIRA FASE
Nesta fase Blackburn Olympic, Northwich Victoria, Old Foresters, Old Westminsters e Old Wykehamists avançaram diretamente as oitavas-de-final através de um bye.
As demais equipes disputaram esta fase, e os resultados estão demonstrados no quadro abaixo:
OITAVAS-DE-FINAL
O Preston North End foi desqualificado da competição em fevereiro de 1884, depois que um comitê da FA determinou que o clube havia violado as regras contra o profissionalismo ao oferecer incentivos financeiros aos jogadores escoceses.
QUARTAS-DE-FINAL
SEMIFINAL
FINAL
A final ocorreu em 29 de março de 1884, no confronto entre Blackburn Rovers e Queen´s Park (Glasgow) , no Kennington Oval, em Londres, diante de um público aproximado de 12.000 pessoas, o maior público da história do torneio até então. Havia tanta gente no estádio, que o número de funcionários para impedir que torcedores entrassem sem pagar era insuficiente. Várias pessoas entraram no estádio sem pagar.
O Queen's ganhou o sorteio e optou por defender o final do gasômetro. O Rovers deu o pontapé inicial, mas o jogo rapidamente virou a favor do time escocês e eles fizeram os dois primeiros ataques. O trabalho de Inglis e Sowerbutts viu Rovers assumir o controle da partida brevemente, mas o Queen's Park recebeu um tiro livre indireto para o handebol dentro do meio-campo do Blackburn. A bola foi chutada direto para a rede do Blackburn sem tocar em outro jogador e, portanto, nenhum gol foi concedido. Rovers rapidamente ganhou um escanteio, mas não conseguiu marcar.
O Queen's partiu para o ataque mais uma vez, com Christie correndo, mas perdendo a posse de bola para Hargreaves . Após cerca de 30 minutos de jogo, Hargreaves passou a bola para seu companheiro de equipe Douglas , que marcou o primeiro gol do Rovers. Queen's Park, em seguida, cometeu o segundo handebol do jogo, dando a Rovers uma cobrança de falta. Brown pegou a bola pela ala e centrou em direção a Forrest , que virou a bola na parte de trás do gol do Queen's Park e colocou o Blackburn dois à frente. Em resposta, os ataques do Queen's Park à defesa do Blackburn aumentaram e eles marcaram por Christie antes do intervalo.
O Queen's Park aproveitou a vantagem no início do segundo tempo, e uma série de ataques rápidos se seguiram ao intervalo. A equipe escocesa só foi impedida de marcar em uma disputa de boca de gol pelo trabalho em equipe de Arthur e Suter . Rovers parecia ter mudado para uma postura defensiva e sofreu mais um escanteio, mas nada aconteceu quando Gow chutou atrás do gol. Uma outra mão na bola dentro do meio-campo do Queen's Park resultou em um ataque solitário para Blackburn, terminando com Brown mandando a bola por cima do travessão. Seguiram-se mais ataques ao Queen's Park, mas um novo ataque de Blackburn levou a um remate de Brown que muitos na multidão pensaram ter cruzado a linha antes de Gillespielimpou. Blackburn dominou os cinco minutos finais do jogo, e a partida terminou 2-1; todos os três gols foram marcados no primeiro tempo. Esperava-se que as medalhas e o troféu fossem entregues pelo príncipe Leopoldo, duque de Albany , [27] no entanto, devido à sua morte no dia anterior à final, não foram apresentados publicamente. Em vez disso, o major Marindin os entregou nos vestiários.
FA CUP 1883-1884 - POWERPOINT
CAMPEÃO
Blackburn Rovers
1º Título
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Association, The Football. «Results Archive - Emirates FA Cup - Competitions | The Football Association». www.thefa.com (em inglês). Consultado em 28 de outubro de 2022
O empate final para a Taça da Associação Inglesa" . Padrão Blackburn . No. 745. Arquivo de jornais britânicos . 29 de março de 1884. p. 5 . Recuperado em 28 de outubro de 2022.
Collett, Mike (13 de maio de 2010). "Fatos e números finais da FA Cup" . Reuters . Recuperado em 28 de outubro de 2022.