Prefácio - A Origem do Futebol Holândes

05/01/2023

Em 7 de março de 1886, alguns graus acima de zero, uma partida esportiva de campo foi disputada em Roterdã entre os clubes locais Concordia e Excelsior. Alguns meses antes, a Excelsior fundiu-se com a Victoria. Ocorre um incidente com o vitoriano Van Houweninge em um papel de liderança negativo. Este problema é a razão pela qual sabemos que esta partida foi disputada. É quase certo que é uma partida de futebol. Se isso estiver correto, então é a primeira partida de futebol conhecida entre dois clubes diferentes na Holanda, mais de oito meses antes de duas partidas em novembro-dezembro daquele ano entre o Haarlemsche Football Club (HFC) e o Amsterdam "Sport" . Este artigo interpreta os dados disponíveis e os situa em um contexto contemporâneo.

1886 não é o primeiro ano em que se joga futebol na Holanda, longe disso. Em sua pesquisa de dissertação sobre o internato Noorthey para meninos de elite em Veur, Jan Luitzen mostrou que, após o início do críquete e do hóquei em 1845, o futebol foi jogado lá a partir de 1854, com os professores de inglês da escola como motoristas. De vez em quando, porque foi somente no início de 1878 que o futebol em Noorthey se tornou um elemento permanente.

Uma visão geral de outros lugares onde o futebol foi jogado na Holanda a partir do final dos anos setenta do século XIX pode ser encontrada em trabalhos recentes de Luitzen e Zonneveld. Entre os mais notáveis ​​estão Haarlem e Enschede. Em uma extensa reinterpretação do trabalho do pioneiro esportivo de Haarlem, Pim Mulier, com dados do arquivo HFC no Noord-Hollands Archief e correspondência privada dentro da família Van Lennep nos arquivos da cidade de Amsterdã, eles mostram que o futebol foi jogado lá por jovens jogadores de críquete de outubro/novembro de 1881. Graças ao entusiasmo do futebol dentro do clube de críquete Rood en Wit - com Pim Mulier em suas fileiras desde 1884 - as partidas foram disputadas em 21 de novembro de 1886 em Haarlem e 19 de dezembro de 1886 em Amsterdã entre HFC e "Sport ", uma combinação de jogadores de críquete inglês-amsterdã com jovens da capital, alguns dos quais com um passado de Noordhey.

Em Enschede, Jan Bernard van Heek, de 21 anos, voltou na primavera de 1885 com grande entusiasmo pelo futebol de um estágio na indústria têxtil em Lancashire, nas Midlands inglesas. Com outros jovens locais fundou o Enschedesche Football Club (EFC) em 30 de junho de 1885, que disputou uma partida de propaganda mútua em 6 de setembro daquele ano na propriedade 'De Kotten'. Um inglês que estava presente escreveu sobre isso em uma revista de futebol de Lancashire chamada Football Field and Sports Telegram., após o que o Bolton Wanderers se reportou à EFC em fevereiro de 1886 para uma partida em Enschede. Isso não aconteceu. O desafio do clube de futebol Enschede Princess Wilhelmina, fundado em 31 de agosto de 1885, também foi cancelado na data planejada de 22 de agosto de 1886. Ainda é impossível rastrear se aquela partida foi cancelada ou ainda disputada: fontes contemporâneas, de qualquer forma, não relataram isso. A primeira partida provável entre os dois clubes de Enschede ocorreu em 26 de setembro de 1887 na propriedade de Amelink: 1 a 0 para o EFC.

 

O Enschedesche Football Club em 1886. Em pé, quarto a contar da direita: o fundador Jan Bernard van Heek (1863-1923), Fonte: Arquivo Twentse Welle. A foto também está presente no Arquivo da Fundação Edwina van Heek.
O Enschedesche Football Club em 1886. Em pé, quarto a contar da direita: o fundador Jan Bernard van Heek (1863-1923), Fonte: Arquivo Twentse Welle. A foto também está presente no Arquivo da Fundação Edwina van Heek.

Vários jornais holandeses, incluindo Tubantia em Twente, mas o primeiro foi o Nieuwe Rotterdamsche Courant (NRC) em 7 de fevereiro de 1886, publicou uma mensagem sobre o convite do Bolton para Enschede: o 'Bolton Rangers' queria seguir o artigo no Footballfieldviajar para Enschede 'para jogar o "campeonato" com o Enschede Football Club'. Os outros jornais mencionaram o clube inglês como o vencedor da Lancashire Cup, então fica claro que foi realmente o famoso Bolton Wanderers, clube que conquistou aquele troféu em 1885-1886. É bem possível que a mensagem do NRC tenha servido de inspiração para os eventos descritos aqui em Roterdã. Mais de uma semana depois, Concordia desafia Victoria a jogar uma partida de futebol em uma carta.


CARTAS DO ARQUIVO


Victoria, Concordia e Excelsior: são os clubes dos anos 80 que fazem parte diretamente dos eventos de Rotterdam. No contexto das primeiras partidas de futebol holandesas, o livro do jubileu Hooray! Victoria entra em cem até agora despercebida. Este livro comemorativo de 1981 contém a seguinte passagem sobre os primeiros anos do futebol de Victoria: 'Em 1886, Concordia Delft desafia os novíssimos jogadores de futebol vitoriano a jogar uma partida . Este é muito desagradável; o vitoriano Van Houweninge é acusado de conduta antidesportiva. [4] Muito sobre aqueles primeiros anos no livro do jubileu é baseado no arquivo do clube nos Arquivos da cidade de Rotterdam.[5] Voltando a ela, esta passagem intrigante pode ser mais especificada. O começo está em um desafio de Concordia a Victoria em uma carta datada de 16 de fevereiro de 1886, assinada em Roterdã pelo secretário H. van Dam:

Roterdã, 16 fev. 86
Aan den WelEd. Senhor secretário do Rotterd.
clube de críquete "Victoria"

Senhor!

Em assembleia geral do clube de críquete "Concordia" foi aceita a proposta de realizar uma partida de futebol com o seu clube. A direção do "Concordia" desafia assim esta "Victoria" para uma competição, cujo momento e local serão determinados pelas direções de ambas as associações. Antecipando sua honrosa resposta, assino com os mais altos cumprimentos em nome do Conselho

H. vDam, Secretário

 

A carta de Concórdia para a Combinação do jogo Victoria x Excelsior
A carta de Concórdia para a Combinação do jogo Victoria x Excelsior

E então, em 27 de março, uma segunda carta:

Rotterdam 27 de março de 1886
Den WelEd. Lord Secretário do Clube de Críquete "Victoria"

Senhor,

O comportamento indelicado e muito grosseiro com que o "Excelsior" tratou o "Concordia" no jogo de domingo, 7 de março, obrigou este último clube a tomar a decisão numa das suas reuniões de não entrar em contacto com o "Excelsior" ou "Victoria" mais e du [s] para não jogar uma partida de críquete com ela.

Atenciosamente, tenho a honra de ser seu. ou seja criado, H. van Dam, secretário cc
"Concordia"


A carta de Concordia para a combinação Victoria/Excelsior após a 'partida' de domingo, 7 de março, datada de 27 de março de 1886. Fonte: Rotterdam City Archives, número de acesso 624.
A carta de Concordia para a combinação Victoria/Excelsior após a 'partida' de domingo, 7 de março, datada de 27 de março de 1886. Fonte: Rotterdam City Archives, número de acesso 624.

Essas duas cartas formam a correspondência em torno da partida entre Victoria e Concordia '[i] em 1886'. Mas é claro que há algumas perguntas a serem respondidas. Na primeira carta é sobre 'uma partida de futebol' e na segunda sobre 'a partida', então ambas as vezes são sobre a mesma partida, e em particular a segunda vez sobre uma partida de futebol disputada? De onde vem o nome do clube Excelsior em uma carta endereçada a Victoria? Por que o livro do jubileu escreve sobre Concordia Delft? E de onde vem o aparentemente polêmico 'Vitoriano Van Houweninge', que não é mencionado nessas cartas?

 

CONCÓRDIA


A pergunta sobre Concordia Delft tem uma resposta fácil: isso é um erro dos autores do livro do jubileu. Embora este clube de críquete de Delft tenha sido fundado em 18 de outubro de 1885, o desafio deve ter realmente vindo de Rotterdam Concordia: ambas as cartas foram assinadas em Rotterdam pelo secretário de 18 anos Henri van Dam (22 de fevereiro de 1868-1947) de este clube. O Concordia Rotterdam é fundado em 16 de maio de 1884 como um clube de críquete, e também começa a jogar futebol no outono de 1885, se acreditarmos em uma reportagem de jornal de 15 de outubro de 1887: temporada de futebol em seu terreno em Feienoord. O tempo estava excelente, assim como o terreno; no entanto, a grama alta às vezes impedia os jogadores de chutar.

Aquela grama alta durante a então terceira temporada de futebol de 1887-1888 ficava "atrás do Stieltjes Monument", o campo de futebol de Concordia perto do memorial inaugurado em maio de 1884 no Noordereiland em homenagem ao engenheiro Thomas Joannes Stieltjes (1819-1878), o arquiteto do Área portuária de Rotterdam ao sul do Maas. No Sports Almanac 1887 'CC "Concordia"' é mencionado com o acréscimo: 'Durante os meses de inverno, o futebol é praticado em vez do críquete.' As respostas para as outras perguntas são mais complexas e são abordadas abaixo. 

 

VITÓRIA E EXCELSIOR


Para ter alguma orientação sobre os vários clubes que formam a base do Victoria Sports Club de Rotterdam, é mostrada abaixo uma parte da árvore genealógica do livro do jubileu de 1981. O início é com o Rotterdamsche Cricket Club (RCC), fundado em novembro 17 de janeiro de 1881 , data ainda mantida por Victoria para seus próprios aniversários, como o centenário em 1981. Em outubro de 1884 ocorre uma fusão: do RCC com meninos em torno de 18 anos e do Cricket Club Excelsior com meninos em torno de 12 anos . A Excelsior continuará então como um 'departamento júnior' da RCC. No entanto, alguns dos meninos mais velhos - cerca de 15 a 17 anos - estão insatisfeitos com a fusão e se separaram, em duas reuniões em 23 de agosto e 1º de setembro de 1885, sob o nome de Victoria. O presidente se torna Petrus Adriaan van Rossem (28 de maio de 1870-1939), o vice-presidente Nicolaas Cornelis van Houweninge (19 de novembro de 1867-1893), o secretário Jan van Alphen (20 de setembro de 1869-1940) e o tesoureiro Henricus Antonius Johannes Minderop (27 de janeiro de 1869 -18 de março de 1944). Os dois Comissários de Ordem nomeados são: Pieter van den Arend (22 de outubro de 1870-1947) e Hendrik Burgerhout (6 de junho de 1870-1947).

A data de fundação do Cricket Club Excelsior é dada no livro do jubileu como 'por volta de 1881', mas com o comentário de que 'não se sabe quando o Excelsior foi fundado; deve ter sido no início dos anos oitenta'. Os 'Regulamentos do clube de críquete Excelsior, estabelecido em Rotterdam' nos arquivos do Nederlandsche Cricket Bond também não contêm uma data de estabelecimento. No entanto, relativamente às contribuições anuais, refere-se que 'O ano decorre de 18 de novembro a 17 de novembro do ano seguinte', o que sugere que foi copiado do RCC.

Excelsior junta-se ao Nederlandsche Cricket Bond, fundado em 1883, em fevereiro de 1884 e joga uma partida contra o conterrâneo Arena em 6 de julho de 1884. Ambos são referidos como 'clubes juvenis' fazendo sua estreia competitiva. Em uma carta datada de 29 de novembro de 1885 do secretário de Victoria, Jan van Alphen, para Concordia, este último escreve que Victoria 'já pratica críquete há 3 anos', 'embora sob o nome de Excelsior e RCC/department juniores'. Não fica mais concreto do que isso por enquanto.


FUTEBOL NO EXCELSIOR


De 1881 em diante, a árvore genealógica também sugere um Excelsior para 'Cricket & Football', mas o livro do jubileu não sabe se este é 'um clube separado' ou um 'clube irmão' do existente; a intenção dos escritores é deixar claro esse ponto: 'O futebol também apareceu em nosso país nos mesmos anos oitenta', também em Roterdã. Formulado dessa forma, está correto e acontece mais ou menos da seguinte maneira.
Em 31 de janeiro de 1885, Jan van Alphen decide por carta não renovar sua associação após a fusão de alguns meses antes 'porque um esporte é suficiente para os clubes unidos'. Por aquele esporte ele quer dizer críquete. Ao mesmo tempo, a evidência de um Excelsior futebolístico separado consiste em uma carta datada de 3 de dezembro de 1884, na qual o membro Franz August Schleicher (3 de abril de 1870-?) Apresenta um regulamento do Rotterdamsche Footballclub Excelsior a um destinatário desconhecido para comentários .

Essas regras são "elaboradas após o jogo inglês" e contêm quatro artigos. De acordo com o Artigo 3, 'a bola não pode ser tocada com as mãos', embora o Artigo 4 também contenha elementos que agora associamos ao 'rugby': se a bola sair da 'área restrita', ambas as partes devem se alinhar. que 'a bola deve ser chutada entre eles' para que o lado que segura a bola tente 'chutar nas traves da equipe adversária'.

Dada a data da carta, trata-se, tanto quanto se sabe, do mais antigo regulamento de futebol de uma associação holandesa. Praticamente nenhuma atividade de futebol em Roterdã é conhecida dessa época. Temos que nos contentar com as memórias coletadas no início de 1898 pelo craque do futebol de Roterdã, Cees van Hasselt. Como um 'garotinho', ele viu 'quase 15 anos atrás' como 'de repente, homens grandes no campo correm freneticamente atrás de uma bola e chutam uns aos outros'. Acabam por ser 'marinheiros ingleses' e 'o jogo que jogavam era para representar o futebol (não havia postes, a baliza era formada por dois casacos)'. Isso ocorreria, portanto, por volta de 1883. No final de 1884, aparentemente, havia uma necessidade de regulamentação entre um grupo de jovens de Roterdã.

 

Regulamento do 'Rotterdamsche Football club “Ecelsior”' de 1884. Fonte: Rotterdam City Archives, acesso número 624.
Regulamento do 'Rotterdamsche Football club “Ecelsior”' de 1884. Fonte: Rotterdam City Archives, acesso número 624.

FUTEBOL EM VITÓRIA


A ata da reunião de fundação de 1º de setembro de 1885 mostra que os membros do Victoria também podem jogar futebol lá. 'A taxa de entrada' e a 'contribuição' para críquete são fixadas em NLG 1,= e NLG 2,50, respectivamente. Este último valor deverá ser pago em duas prestações, nomeadamente em 'Março e em Setembro'. E: 'Para este mandato, cada membro deve, como uma espécie de entrada, adicionar a contribuição de futebol de fl. 0,75 e adicionalmente fl. 0,25 à sua contribuição determinada, então cada membro paga [a cada período] fl. 2,25. Este ano, portanto, nenhuma taxa de futebol será cobrada.'

Os membros interessados ​​no futebol são, escreve o livro do jubileu, 'alunos do Gymnasium Erasmianum e da Rotterdamsche Handelsschool Esmeijer'. Vários membros do Victoria and Excelsior e de outros clubes de Rotterdam aparecem nas listas de alunos do Erasmian Gymnasium, como Victoria: Pieter van den Arend, Willem Fredrik Karel van Buren (4 de setembro de 1868-1956), Hendrik Burgerhout, Charles John Dixon (20 de outubro de 1871 a 12 de julho de 1936), Jacob Petrus Havelaar Jr. (14 de janeiro de 1870-?), Nicolaas Cornelis van Houweninge e Henricus Antonius Johannes Minderop. A lista de alunos de Van Concordia inclui: Pieter 'Piet' Drooglever Fortuyn (28 de dezembro de 1868 a 6 de setembro de 1938), Johannes Benedictus 'Jan' Kan (18 de maio de 1873 a 8 de maio de 1947) e Antonie Schuld (31 de outubro de 1869 a 21 de janeiro de 1927). E da posterior Associação de Críquete e Futebol de Rotterdam: Pieter Hooijkaas (16 de março de 1872 a 12 de março de 1949) e Christiaan Bicker Caarten (7 de dezembro de 1873 a 15 de junho de 1947). Alguns deles também podem ser vistos em uma foto tirada na inauguração do novo prédio em Coolvest (o Coolsingel que ainda não foi preenchido) em julho de 1884. Coincidência ou não, 'Victoria' também é o nome do jornal escolar do Erasmian Gymnasium. 

 

Foto divulgada na 'Celebração por ocasião da abertura do Novo Ginásio em Rotterdam em 7 e 8 de julho de 1884', incluindo Hendrik Burgerhout e Pieter van den Arend de Victoria e Piet Drooglever Fortuyn e Antonie Schuld de Concordia. Fonte: Arquivos da cidade de Rotterdam, entrada número 62: 'Arquivo da Escola Latina, de 1841, o Erasmian Gymnasium em Rotterdam'.
Foto divulgada na 'Celebração por ocasião da abertura do Novo Ginásio em Rotterdam em 7 e 8 de julho de 1884', incluindo Hendrik Burgerhout e Pieter van den Arend de Victoria e Piet Drooglever Fortuyn e Antonie Schuld de Concordia. Fonte: Arquivos da cidade de Rotterdam, entrada número 62: 'Arquivo da Escola Latina, de 1841, o Erasmian Gymnasium em Rotterdam'.

Parece que após a fundação de Victoria em 1º de setembro de 1885, os vitorianos continuaram a jogar futebol com o antigo nome de Excelsior por enquanto. Jan van Alphen, secretário do clube de críquete de Victoria, tem uma dupla função, como consta de uma carta dele ao município datada de 15 de dezembro de 1885. Ele começa com uma falsa largada. Ele imediatamente risca a frase inicial que escreveu: 'Lá, o Rotterdamsche Football Club costumava ser dividido em duas partes'. Então ele recomeça:

'Como alguns membros da RFC se separaram desta associação e fundaram um novo clube com o nome de RFC Excelsior e a antiga associação recebeu um certificado seu no ano passado para o campo no Noordereiland atrás do monumento Stieltjes, então a última associação solicita gentilmente que você entregue tal certificado para evitar desconforto com a polícia, etc.'

Van Alphen escreve como secretário do clube 'RFC Excelsior', fundado no segundo semestre de 1885, ramo do futebol de Victoria. Ele, portanto, solicita uma licença de jogo no referido campo, assim como o RFC recebeu um ano antes. O Rotterdamsche Football Club não é mais especificado aqui; poderia muito bem ser o RCC e seu departamento júnior (as 'duas partes'), mas também outro grupo de meninos de Rotterdam que se uniram sob esse nome em 1884. Algum tempo depois, o RFC Excelsior realmente joga futebol no Noordereiland, mas não para a satisfação de todos. Em um memorando do município (com base no 'Maatschappij tot Sale en Bebouwing van Landen op Feijenoord em Rotterdam') datado de 16 de outubro de 1886, Jan van Alphen, como secretário do Rotterdamsche Footballclub Excelsior, é que reclamações foram recebidas 'quando se praticava futebol na Ilha do Norte' e que o parque de lá foi repetidamente 'danificado'. O pedido ao RFC Excelsior é, na medida em que este clube 'possível ser culpado' nesta questão, evitar que isso aconteça novamente, caso contrário, o município seria obrigado, 'por mais que não queira', a revogar 'a licença concedida'.


7 DE MARÇO DE 1886


1886 tem dois dias, quando Victoria realiza uma reunião do conselho. Quatro membros do conselho estão presentes, incluindo o vice-presidente Van Houweninge e o secretário Van Alphen. Este último propõe abrir a temporada de críquete em 28 de fevereiro em vez de 1º de março, para que comece no domingo. Depois disso, as datas de jogo dos treinos mútuos e das partidas oficiais contra outros clubes serão 'determinadas provisoriamente'. Trata-se de quatro partidas mútuas, a primeira em 28 de março de 1886, e partidas contra o Concordia no 'segundo Paaschdag', contra uma equipe combinada dos clubes de Rotterdam Achilles e Concordia em 2 de maio e contra o Hermes de Schiedam em 6 de junho.

Esta reunião é sobre jogos de críquete, mas não com Concordia em 7 de março: que está marcada apenas para (segunda-feira de Páscoa) 26 de abril, depois de muito treino. O fato de Concordia escrever com raiva na carta de 27 de março que não deseja mais jogar contra o Victoria também deve se referir à partida marcada para 26 de abril. A primeira partida de críquete entre os clubes só foi disputada um ano depois, no domingo, 15 de maio de 1887: 'Esses clubes se enfrentaram pela primeira vez e os profissionais aguardavam o resultado com curiosidade, pois esses dois clubes disputavam o 2 melhor clubes em Rotterdam. aplicam-se, e então houve realmente um jogo para o domínio de Rotterdam. Concordia vence por 31 corridas.

Com base nas mesmas informações do arquivo do clube, o livro do jubileu de 1981 coloca o jogo entre Victoria e Concordia 'em 1886' no capítulo 'Rei do Futebol'. Fazemos o mesmo aqui. Concordia sabe que o futebol é jogado em Victoria, assim como em casa, desde o outono de 1885. Um desafio é, portanto, feito (ver a primeira carta acima de 16 de fevereiro de 1886) e uma 'partida de futebol' decorre disso, que ocorre em 7 de março (ver a segunda carta de 26 de março de 1886, acima). O fato de ser descrito como sendo jogado contra o Excelsior confirma que o futebol é jogado com esse nome no Victoria; o mesmo vínculo estreito é reconfirmado porque Concordia não parece mais ter contato com Excelsior ou Victoria após o incidente desagradável.

O local onde foi disputada a partida de 7 de março não é conhecido. O campo do memorial Stieltjes foi usado tanto por Concordia quanto por Victoria e é tentador supor que a partida de futebol aconteceu lá. No entanto, isso não é certo. Victoria tinha seu próprio local na área rural 'aan den ouden Delftshavenschenweg' (mais tarde Binnenweg) e mudou-se em 1887 para um local muito usado 'no Heuvel', perto do Het Park no Westzeedijk. As regras do jogo também são desconhecidas. Por exemplo, elementos semelhantes ao rúgbi apareceram nos primeiros regulamentos da Excelsior um ano antes. Nestes dias pioneiros holandeses, o 'Futebol' está longe de ter uma regulamentação uniforme. Isso só ocorre após a fundação da Associação Holandesa de Futebol e Atletismo, no final de 1889.

 

O incidente de van Houweninge


Nicolaas Cornelis van Houweninge van Sprang, nascido em 19 de novembro de 1867 em Waddinxveen, tinha doze anos quando, segundo a lista de alunos de 1880, foi para o Erasmian Gymnasium em Rotterdam. Ele jogou pelo RCC em agosto de 1884 em uma partida de críquete contra o Olympia Den Haag e tornou-se vice-presidente e terceiro capitão quando o Victoria foi fundado em setembro de 1885. Embora os detalhes nunca fiquem claros, a questão da travessura durante a partida de 7 de março de 1886 surge várias vezes nas reuniões do conselho. A ata inclui uma proposta de reunião conjunta para Concordia para explicar as queixas, mas também a negação do acesso de Concordia ao "campo do monte" e um novo desafio para uma partida de críquete. Victoria não quer atender a essa condição. Isso também é difícil se Van Houweninge for eleito presidente naquele ano. 

Um ano depois, as chances mudam. Finalmente chega à primeira partida de críquete e para satisfação de ambos, de acordo com uma carta de Van Alphen para Concordia na qual as pessoas agradecem 'pelo bêbado de domingo, 15 de maio' que foi divulgado em Victoria. Há pelo menos um 'Houweningen' envolvido naquele dia, mas também pode ter sido o irmão mais novo Wijnand. Em qualquer caso, ambos jogam uma semana depois contra o Leiden Sixteen, mas Nicolaas não está mais presente na reunião do conselho de 18 de junho de 1887. [22]E fica pior quando uma reunião posteriormente propõe a Van Alphen permitir a dupla filiação de diferentes associações; e então nomear imediatamente um Concordiano como novo membro. E não menos importante: trata-se de Hendrik Bijstra, 'um dos melhores jogadores da vida de jogo do RCC Concordia', que mais tarde também se torna capitão e secretário do Concordia e desempenha um papel importante no estabelecimento da associação de futebol. Todos esses desenvolvimentos foram demais para Van Houweninge e ele cancelou sua associação ao Victoria por carta datada de 30 de junho de 1887.

Ele já teve o suficiente e acabou completamente com o futebol? Não, pelo contrário: o mistério de Van Houweningen ganha uma dimensão extra quando surge um ano depois nas fileiras do grande mau concorrente. Concordia não tem mais problemas com ele e o abraça em grande estilo ao escolhê-lo como seu novo vice-presidente e como um dos três capitães, conforme mensagem do Nederlandsche Sport (7 de julho de 1888):No verso está escrito '26 de junho de 1887, primeiro prêmio' e na frente 'Velocipede Club de Zwaluw, Rotterdam 1872'. É intrigante como esta medalha acabou neste jardim. Nicolaas é mencionado em junho de 1888 como presidente do De Zwaluw, passa no 'exame notarial do estado' em agosto de 1889 e então provavelmente se estabelece em sua cidade natal, Waddinxveen. Ele morre com apenas 25 anos em 13 de junho de 1893 em Breda, então local de residência de seus pais.

A diretoria do Rotterdam Cricket and Football Club "Concordia" foi constituída da seguinte forma: Presidente: C. Ingenohl; Vice-pres.: NC van Houweninge; 1º Segredo.: P. Droogleever Fortuijn, Open Rijstuin 3; 2º Segredo: Henri G. Bijstra; Tesoureiro: A. Dívida. Enquanto os capitães foram eleitos: Henri G. Bijstra, NC van Houweninge van Sprang e Louis E. Cocheret.

Nicolaas também se dedica ao ciclismo por um bom motivo. Ele é membro nº 336 da ANWB desde maio de 1885 e dirige com sucesso uma série de competições no verão de 1887 como membro do Rotterdamsche Vélocipède Club 'De Zwaluw', fundado em 1872, com melhor desempenho em 26 de junho. em uma corrida de estrada cerca de 38 km. entre Roterdã e Gouda. Quase cinquenta anos depois, uma medalha aparece no jardim de um agricultor em Leiden.  


1886 E ALÉM


No domingo, 19 de dezembro de 1886, o Concordia joga em Rotterdam no Feijenoord contra um time composto por jogadores dos clubes de críquete e futebol de Rotterdam Achilles, Olympia e o segundo time do Concordia, resultado de 2-0. Esta partida, que acontece no mesmo dia do jogo de volta entre "Sport" e HFC em Amsterdã, foi até agora considerada a primeira 'partida' de Rotterdam. Uma segunda partida, na qual Victoria também estaria envolvida, é cancelada devido ao mau tempo. Em 27 de novembro e 26 de dezembro de 1887, o Concordia joga fora de casa pela primeira vez, contra o Amsterdamsche Voetbal Vereeniging: primeiro 1 a 1 em casa, 1 a 0 fora para o AVV.

Naquele inverno de 1887-1888 e depois, o futebol holandês começa a relaxar consideravelmente. Concordia vence a primeira competição não oficial de futebol holandês de 1888-1889, na qual sete times holandeses exclusivamente ocidentais jogam e o HFC fica em segundo lugar. Concordia também está envolvido no estabelecimento do Nederlandsche Voetbal-en Athletiek Bond no final de 1889 e joga a primeira partida de clubes internacionais holandeses em 30 de março de 1890 em Breda contra o Antwerp Football Club, que vence por 1-0.

Depois disso, Concordia afunda muito para trás devido ao desacordo mútuo. Em 21 de junho de 1891, o clube se fundiu com o Olympia para formar o Rotterdamsche Cricket-en Voetbalvereniging, que foi dissolvido após a temporada de 1892-1893. Isso é para a felicidade do próximo rival da cidade, o Sparta, que ocupa a vaga na primeira divisão (mas isso é outra história). Dificilmente encontramos este Excelsior como um clube de futebol depois de 1886: depois de um papel muito modesto na terceira e na segunda divisão, finalmente se fundiu em Victoria após o verão de 1896. Nesse ínterim, Victoria já jogava futebol em seu próprio nome. De acordo com uma retrospectiva dos primeiros anos do futebol no arquivo Victoria, ele disputou 'os primeiros amistosos' contra o Olympia de Rotterdam, com membros que estudaram no HBS em Kortenaerstraat. Nos anos noventa também sai internacionalmente contra e em Antuérpia. Nacionalmente começa em 1890-1891 na segunda divisão, ascendeu e joga na primeira divisão de 1891-1897, sem qualquer sucesso real. Após o rebaixamento para a segunda divisão novamente, a filial do futebol foi encerrada em 1899 e o Victoria continuou como um clube de críquete e hóquei.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS