Regras do Futebol - Parte 2 - A Evolução das Regras no Século 19
A origem do futebol é imprecisa. Uma das certezas é que uma reunião realizada no dia 26 de outubro de 1863, em Londres, resultou na criação da federação inglesa de futebol, a Football Association (FA), e o regulamento original do futebol moderno.
A primeira versão das Regras do Jogo trazia definições genéricas sobre o futebol. Delimitava o tamanho do campo, as infrações e as saídas de jogo. Pregos e placas de ferro estavam vetados das chuteiras. E as maiores diferenças para o esporte atual estavam no impedimento e no uso das mãos. Qualquer jogador do mesmo time à frente da linha da bola estava impedido, o que tornava os passes em progressão impossíveis. Além disso, o goleiro não existia e qualquer jogador poderia agarrar a bola no alto - ganhando uma cobrança de tiro livre se fizesse isso.
O protótipo do travessão
1865 - As traves das balizas passam a ter uma fita entre elas, para delimitar a altura da balizas. Uma espécie de protótipo do travessão, que foi instituído apenas dez anos depois.
A regra do impedimento
1866 - A regra do impedimento foi criada neste ano, quando os passes para frente foram legalizados, mas desde que três adversários estivessem entre quem fosse receber a bola e o gol. Houve ainda outra novidade: pegar a bola com as mãos no ar passou a ser proibido.
A oficialização do árbitro e dos bandeirinhas
1868 - Apesar de marcarem presença desde 1867, o árbitro e os bandeirinhas só foram oficializados em 1868. Dez anos depois, o árbitro ganhou um apito, utilizado pela primeira vez em um jogo entre Nottingham Forest e Sheffield Norfolk. Em 1891, passou a poder apitar de dentro do campo.
O tiro de meta
1869 - Nasce o tiro de meta. Antes, a bola que saísse pela linha de fundo era do time que a pegasse primeiro, ganhando uma cobrança de falta.
O surgimento do goleiro
1871 e 1872 - Apenas um jogador de cada time passa a poder tocar a bola com as mãos: o goleiro, que não existia até então. No ano seguinte, uma mudança: goleiros só podem tocar na bola em seu campo. Há, ainda, o surgimento dos escanteios.
Árbitros em ação
1874 - Os árbitros, um em cada campo, passam a existir. Antes, eram os capitães dos times que tomavam as decisões necessárias. No mesmo ano, os times passam a trocar de campo após o intervalo - o que ocorria a cada gol.
Introdução do Travessão
1875 - Introdução do Travessão
O tempo de jogo
1877 - O tempo de jogo é fixado em 90 minutos, como o conhecemos hoje e estamos acostumados.
Em 1877, a Sheffield Association abandona as Regras de Sheffield e passa a adotar as regras da FA, unificando assim as regras do futebol em definitivo.
A Criação da IFAB (International Football Association Board)
Em 6 de dezembro de 1886, foi criada a International Football Association Board (IFAB), que é o órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol. Foi criada com 13 regras básicas e genéricas - hoje são 17.
A IFAB tem como integrantes as quatro primeiras federações de futebol criadas: as da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, além da Fifa, que só foi fundada em 1904.
As principais modificações feitas nas regras do futebol durante o século 19 foram:
Pênaltis são criados
1891 - Os pênaltis passam a ser cobrados em qualquer posição do campo, desde que a 12 jardas do gol. Um novo árbitro foi introduzido no mesmo ano.
Acréscimos
1892 - O tempo extra surgiu após um goleiro colocar para fora a bola após a marcação de um pênalti. Quando ela foi devolvida, o tempo da partida já tinha acabado.
Laterais ganham regra
1895 - As cobranças dos laterais passam a ser dos oponentes da equipe que tocou por último na bola. Antes, era do time que pegasse a bola primeiro.
Referências Bibliográficas:
«Futebol: A regra não é clara». Super. Consultado em 15 de julho de 2022
trivela.uol.com.br/ Ano a ano, as principais mudanças feitas nas regras do futebol