Regras do Futebol - Parte 7 - As Atuais Regras do Futebol - Os Jogadores
Número de Jogadores
Uma partida é disputada por duas equipes, cada uma com um máximo de onze jogadores; um deve ser o goleiro. Uma partida não pode começar ou continuar se qualquer equipe tiver menos de sete jogadores.
Se uma equipe tiver menos de sete jogadores porque um ou mais jogadores saíram deliberadamente do campo de jogo, o árbitro não é obrigado a interromper o jogo e a vantagem pode ser disputada, mas a partida não deve ser retomada após a bola ter saído de jogo. se uma equipe não tiver o número mínimo de sete jogadores.
Se as regras da competição determinarem que todos os jogadores e substitutos devem ser nomeados antes do pontapé inicial e uma equipe iniciar uma partida com menos de onze jogadores, somente os jogadores e substitutos indicados na lista de equipes poderão participar da partida após sua chegada.
Número de Substituições
O número de substitutos, até um máximo de cinco, que podem ser utilizados em qualquer partida disputada em uma competição oficial será determinado pela FIFA, pela confederação ou pela associação nacional de futebol. Fou competições masculinas e femininas envolvendo as 1ª equipas de clubes da primeira divisão ou equipas internacionais sénior 'A' onde as regras da competição permitem um máximo de cinco substituições, cada equipe:
tem no máximo três oportunidades de substituição*
pode adicionalmente fazer substituições no intervalo
*Quando ambas as equipes fizerem uma substituição ao mesmo tempo, isso contará como uma oportunidade de substituição usada para ambas as equipes. Múltiplas substituições (e solicitações) por uma equipe durante a mesma paralisação do jogo contam como uma oportunidade de substituição utilizada.
Tempo Extra
Se uma equipe não usou o número máximo de substituições e/ou oportunidades de substituição, quaisquer substituições não utilizadas e oportunidades de substituição podem ser usadas na prorrogação
Quando as regras da competição permitirem que as equipes usem um substituto adicional na prorrogação, cada equipe terá uma oportunidade de substituição adicional
As substituições também podem ser feitas no período entre o tempo integral e o início da prorrogação, e no intervalo da prorrogação - estas não contam como oportunidades de substituição utilizadas.
As regras do concurso devem indicar:
quantos substitutos podem ser nomeados, de três a um máximo de quinze
se um substituto adicional pode ser usado quando uma partida vai para a prorrogação (se a equipe já usou ou não o número total de substitutos permitidos)
Outras correspondências
Em uma partida internacional partidas da equipe, um máximo de quinze substitutos podem ser nomeados dos quais um máximo de seis podem ser usados.
Em todas as outras partidas, um maior número de substitutos pode ser usado desde que:
as equipes chegam a um acordo sobre um número máximo
o árbitro é informado antes do jogo
Se o árbitro não for informado, ou se nenhum acordo for alcançado antes da partida, cada equipe poderá ter no máximo seis substituições.
Substituições de Retorno
O uso de substituições de retorno só é permitido no futebol juvenil, veterano, deficiente e de base, sujeito ao acordo da federação nacional de futebol, confederação ou FIFA.
Procedimento de Substituição
Os nomes dos substitutos devem ser dados ao árbitro antes do início da partida. Qualquer substituto não nomeado até este momento não pode participar da partida.
Para substituir um jogador por um substituto, deve-se observar o seguinte:
o árbitro deve ser informado antes de qualquer substituição ser feita
o jogador que está sendo substituído:
recebe a permissão do árbitro para sair do campo de jogo, a menos que já esteja fora do campo, e deve sair pelo ponto mais próximo da linha limítrofe, a menos que o árbitro indique que o jogador pode sair direta e imediatamente na linha do meio-campo ou em outro ponto (por exemplo, para segurança/proteção ou lesão)
deve ir imediatamente para a área técnica ou vestiário e não participar mais da partida, exceto onde as substituições de retorno são permitidas
se um jogador que vai ser substituído se recusar a sair, o jogo continua
O substituto só entra:
durante uma paralisação do jogo
na linha do meio
após a saída do jogador substituído
após receber um sinal do árbitro
A substituição é completada quando um substituto entra no campo de jogo; a partir desse momento, o jogador substituído torna-se um jogador substituído e o substituto torna-se um jogador e pode fazer qualquer reinício.
Todos os jogadores substituídos e substitutos estão sujeitos à autoridade do árbitro, quer joguem ou não.
Mudando o Goleiro
Qualquer um dos jogadores pode trocar de lugar com o goleiro se:
o árbitro é informado antes da mudança ser feita
a alteração é feita durante uma interrupção do jogo
Ofensas e Sanções
Se um substituto nomeado iniciar uma partida em vez de um jogador nomeado e o árbitro não for informado desta mudança:
o árbitro permite que o substituto nomeado continue jogando
nenhuma ação disciplinar pode ser tomada contra o substituto nomeado
o jogador nomeado pode se tornar um substituto nomeado
o número de substituições não é reduzido
o árbitro relata o incidente às autoridades competentes
Se uma substituição for feita durante o intervalo ou antes da prorrogação, o procedimento deve ser concluído antes do reinício da partida. Se o árbitro não for informado, o substituto nomeado pode continuar jogando, nenhuma ação disciplinar é tomada e o assunto é relatado às autoridades competentes.
Se um jogador trocar de lugar com o goleiro sem a permissão do árbitro, o árbitro:
permite que o jogo continue
adverte ambos os jogadores quando a bola estiver fora de jogo, mas não se a mudança ocorreu durante o intervalo (incluindo o intervalo do prolongamento) ou o período entre o final do jogo e o início do prolongamento e/ou pontapés de a marca do pênalti
Para quaisquer outras infrações:
os jogadores são advertidos
o jogo é reiniciado com um tiro livre indireto, da posição da bola quando o jogo foi interrompido
Jogadores e Substitutos Expulsos
Um jogador expulso:
antes do envio da lista de equipe não pode ser nomeado na lista de equipe em qualquer capacidade
após ser nomeado na lista de equipas e antes do pontapé de saída pode ser substituído por um substituto nomeado, que não pode ser substituído; o número de substituições que a equipe pode fazer não é reduzido
após o pontapé de saída não pode ser substituído
Um substituto nomeado que é expulso antes ou depois do pontapé inicial não pode ser substituído.
Pessoas Extras No Campo de Jogo
O técnico e outros oficiais indicados na lista de equipe (com exceção de jogadores ou substitutos) são oficiais de equipe. Qualquer pessoa não mencionada na lista da equipe como jogador, substituto ou oficial da equipe é um agente externo.
Se um oficial de equipe, substituto, jogador substituído ou expulso ou agente externo entrar no campo de jogo, o árbitro deve:
só pare o jogo se houver interferência no jogo
ter a pessoa removida quando o jogo parar
tomar as medidas disciplinares apropriadas
Se o jogo for interrompido e a interferência for por:
um oficial de equipe, substituto, jogador substituído ou expulso, o jogo recomeça com um tiro livre direto ou um tiro penal.
um agente externo, o jogo recomeça com uma bola ao chão
Se uma bola estiver entrando no gol e a interferência não impedir um jogador defensor de jogar a bola, o gol será validado se a bola entrar no gol (mesmo que o contato tenha sido feito com a bola), a menos que a interferência tenha sido da equipe atacante.
Jogador Fora do Campo de Jogo
Se um jogador que requer permissão do árbitro para reentrar no campo de jogo reentrar sem permissão do árbitro, o árbitro deve:
parar o jogo (não imediatamente se o jogador não interferir no jogo ou um oficial de arbitragem ou se a vantagem puder ser aplicada)
advertir o jogador por entrar no campo de jogo sem permissão
Se o árbitro interromper o jogo, ele deve ser reiniciado:
com tiro livre direto da posição da interferência
com um tiro livre indireto da posição da bola quando o jogo foi interrompido se não houver interferência
Um jogador que cruza uma linha limítrofe como parte de um movimento de jogo não comete uma infração.
Gol Marcado Com Uma Pessoa a Mais no Campo de Jogo
Se, após um gol ser marcado, o árbitro perceber, antes do reinício do jogo, que uma pessoa extra estava no campo de jogo quando o gol foi marcado:
o árbitro deve anular o gol se a pessoa extra foi:
um jogador, substituto, jogador substituído, jogador expulso ou oficial da equipe que marcou o gol; o jogo é reiniciado com um tiro livre direto da posição da pessoa extra
um agente externo que interferiu no jogo, a menos que resulte um gol conforme descrito acima em 'Pessoas extras no campo de jogo'; o jogo é reiniciado com uma bola ao chão
o árbitro deve permitir o gol se a pessoa extra foi:
um jogador, substituto, jogador substituído, jogador expulso ou oficial da equipe que sofreu o gol
um agente externo que não interferiu no jogo
Em todos os casos, o árbitro deve retirar a pessoa extra do campo de jogo.
Se, após um gol ser marcado e o jogo recomeçar, o árbitro perceber que uma pessoa extra estava no campo de jogo quando o gol foi marcado, o gol não pode ser anulado. Se a pessoa extra ainda estiver em campo, o árbitro deve:
pare de jogar
remover a pessoa extra
recomeçar com uma bola ao chão ou pontapé-livre, conforme apropriado
O árbitro deve relatar o incidente às autoridades competentes.
Capitão da Equipe
O capitão da equipe não tem status ou privilégios especiais, mas tem um grau de responsabilidade pelo comportamento da equipe.