Regras do Futebol - Parte 8 - As Atuais Regras do Futebol - O Equipamento dos Jogadores
Segurança
Um jogador não deve usar equipamentos ou usar qualquer coisa que seja perigosa.
Todos os itens de joalheria (colares, anéis, pulseiras, brincos, pulseiras de couro, elásticos, etc.) são proibidos e devem ser retirados. Não é permitido o uso de fita adesiva para cobrir joias.
Os jogadores devem ser inspecionados antes do início da partida e os substitutos antes de entrarem no campo de jogo. Se um jogador estiver usando ou usando equipamentos ou joias não autorizados/perigosos, o árbitro deve ordenar ao jogador que:
remover o item
deixar o campo de jogo na próxima paralisação se o jogador não puder ou não quiser cumprir
Um jogador que se recusar a cumprir ou usar o item novamente deve ser advertido.
Equipamento Obrigatório
O equipamento obrigatório de um jogador compreende os seguintes itens separados:
uma camisa com mangas
calção
meias - fita ou qualquer material aplicado ou usado externamente deve ser da mesma cor que a parte da meia em que é aplicada ou cobre
caneleiras - estas devem ser feitas de um material adequado para fornecer proteção razoável e cobertas pelas meias
calçados
Os goleiros podem usar calças de treino.
Um jogador cujo calçado ou caneleira é perdido acidentalmente deve substituí-lo o mais rápido possível e o mais tardar quando a bola sair de jogo; se antes de fazê-lo o jogador jogar a bola e/ou marcar um gol, o gol será validado.
Cores
As duas equipas devem usar cores que as distingam umas das outras e dos árbitros
Cada goleiro deve usar cores que sejam distinguíveis dos outros jogadores e dos árbitros
Se as camisas dos dois goleiros forem da mesma cor e nenhum deles tiver outra camisa, o árbitro permite que a partida seja disputada
As camisetas devem ser:
uma única cor que é da mesma cor que a cor principal da manga da camisa
ou
um padrão/cores que reproduzem exatamente a manga da camisa
Cuecas/calças devem ser da mesma cor que a cor principal do calção ou a parte mais baixa do calção - jogadores do mesmo time devem usar a mesma cor.
Outros Equipamentos
Equipamentos de proteção não perigosos, por exemplo, capacetes, máscaras faciais e protetores de joelhos e braços feitos de material acolchoado macio e leve são permitidos, assim como bonés de goleiro e óculos esportivos.
Coberturas de cabeça
Quando forem usados protetores de cabeça (exceto bonés de goleiros), eles devem:
ser preta ou da mesma cor principal da camisa (desde que os jogadores do mesmo time usem a mesma cor)
estar de acordo com a aparência profissional do equipamento do jogador
não ser anexado à camisa
não seja perigoso para o jogador que o estiver usando ou qualquer outro jogador (por exemplo, mecanismo de abertura/fechamento em volta do pescoço)
não ter nenhuma parte que se estenda da superfície (elementos salientes)
Comunicação eletrônica
Os jogadores (incluindo substitutos/jogadores substituídos e expulsos) não estão autorizados a usar ou usar qualquer forma de equipamento eletrônico ou de comunicação (exceto quando o EPTS for permitido). O uso de qualquer forma de comunicação eletrônica por oficiais de equipe é permitido quando diretamente relacionado ao bem-estar ou segurança do jogador ou por razões táticas/treinadoras, mas apenas equipamentos pequenos, móveis e portáteis (por exemplo, microfone, fone de ouvido, fone de ouvido, telefone celular/smartphone, smartwatch , tablet, laptop) podem ser usados. Um oficial de equipe que use equipamento não autorizado ou que se comporte de maneira inadequada como resultado do uso de equipamento eletrônico ou de comunicação será expulso.
Sistemas eletrônicos de desempenho e rastreamento (EPTS)
Quando a tecnologia vestível (WT) como parte de sistemas eletrônicos de desempenho e rastreamento (EPTS) for usada em partidas disputadas em uma competição oficial organizada sob os auspícios da FIFA, confederações ou associações nacionais de futebol, o organizador da competição deve garantir que a tecnologia anexada ao os equipamentos dos jogadores não são perigosos e atendem aos requisitos para EPTS vestíveis sob o Programa de Qualidade da FIFA para EPTS .
Quando o EPTS for fornecido pelo organizador da partida ou da competição, é responsabilidade desse organizador da partida ou da competição garantir que as informações e dados transmitidos do EPTS para a área técnica durante as partidas disputadas em uma competição oficial sejam confiáveis e precisos.
O Programa de Qualidade da FIFA para EPTS apoia os organizadores da competição com o processo de aprovação de sistemas eletrônicos de desempenho e rastreamento confiáveis e precisos.
Slogans, Declarações, Imagens e Publicidade
Ofensas e sanções
Os equipamentos não devem conter slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas ou pessoais. Os jogadores não devem revelar roupas íntimas que mostrem slogans políticos, religiosos, pessoais, declarações ou imagens, ou publicidade que não seja o logotipo do fabricante. Por qualquer infração, o jogador e/ou a equipe serão sancionados pelo organizador da competição, associação nacional de futebol ou pela FIFA.
Princípios
A Lei 4 se aplica a todos os equipamentos (incluindo roupas) usados por jogadores, substitutos e jogadores substituídos; seus princípios também se aplicam a todos os oficiais de equipe na área técnica
Os seguintes são (geralmente) permitidos:
o número do jogador, nome, escudo/logotipo da equipa, slogans/emblemas de iniciativa que promovam o jogo de futebol, respeito e integridade, bem como qualquer publicidade permitida pelas regras da competição ou pela federação nacional, confederação ou regulamentos da FIFA
os fatos de uma partida: equipes, data, competição/evento, local
Slogans, declarações ou imagens permitidos devem ser limitados à frente da camisa e/ou braçadeira
Em alguns casos, o slogan, declaração ou imagem pode aparecer apenas na braçadeira do capitão
Interpretando a Lei
Ao interpretar se um slogan, declaração ou imagem é permitido, deve-se observar a Lei 12 (Faltas e Má conduta), que exige que o árbitro tome medidas contra um jogador que seja culpado de:
usando linguagem e/ou ação ofensiva, insultuosa ou abusiva
agindo de forma provocativa, irrisória ou inflamatória
Qualquer slogan, declaração ou imagem que se enquadre em qualquer uma dessas categorias não é permitido.
Enquanto 'religioso' e 'pessoal' são relativamente fáceis de definir, 'político' é menos claro, mas slogans, declarações ou imagens relacionadas ao seguinte não são permitidos:
qualquer pessoa(s), viva ou morta (a menos que faça parte do nome oficial da competição)
qualquer partido/organização/grupo político local, regional, nacional ou internacional, etc.
qualquer governo local, regional ou nacional ou qualquer um de seus departamentos, escritórios ou funções
qualquer organização que seja discriminatória
qualquer organização cujos objetivos/ações possam ofender um número notável de pessoas
qualquer ato/evento político específico
Ao comemorar um evento nacional ou internacional significativo, as sensibilidades da equipe adversária (incluindo seus torcedores) e do público em geral devem ser cuidadosamente consideradas.
As regras da competição podem conter outras restrições/limitações, particularmente em relação ao tamanho, número e posição dos slogans, declarações e imagens permitidos. Recomenda-se que as disputas relacionadas a slogans, declarações ou imagens sejam resolvidas antes da realização de uma partida/competição.
Ofensas e Sanções
Por qualquer ofensa, o jogo não precisa ser interrompido e o jogador:
é instruído pelo árbitro a deixar o campo de jogo para corrigir o equipamento
sai quando o jogo para, a menos que o equipamento já tenha sido corrigido
Um jogador que sai do campo de jogo para corrigir ou trocar de equipamento deve:
ter o equipamento verificado por um oficial de prova antes de ser autorizado a reentrar
só voltar a entrar com a permissão do árbitro (que pode ser dada durante o jogo)
Um jogador que entrar sem permissão deve ser advertido e, se o jogo for interrompido para punir a advertência, será concedido um tiro livre indireto da posição da bola quando o jogo foi interrompido, a menos que haja interferência, caso em que um tiro livre direto ( ou pênalti) é concedido a partir da posição da interferência.